ÚLTIMAS

19 de nov. de 2012

Falta acreditar mais


Paulo Leandro Leal

É natural que deixemos de acreditar em alguém que se notabilizou por mentir o tempo todo. Também é normal que deixemos de acreditar em algo que nunca se concretiza. É o caso de obras e projetos prometidos, durante décadas, para a região oeste do Pará. Entre eles, o asfaltamento da BR-163 (Santarém-Cuiabá) e da Transamazônica (BR-230), a construção da usina de Belo Monte, entre outros projetos.

Lembro-me quando, em 1998, foi inaugurado o projeto Tramoeste, que levou energia firme e definitiva para mais de um milhão de pessoas na Transamazônica e Santarém-Cuiabá. Na época, muitos não acreditaram que o projeto seria tirado do papel. Aqueles que acreditaram e investiram contando com isso, obtiveram êxito em seus negócios. A economia das cidades atendidas pelo projeto cresceu de forma muito mais acelerada.

Hoje, temos sonhos se transformando em realidade bem na frente de nossos olhos, mas mesmo assim relutamos a acreditar. A construção de Belo Monte é um exemplo. A obra já teve mais de 20% concluídos e muitos ainda se perguntam se vai mesmo sair.  Muitos empreendedores locais ainda duvidam do projeto, enquanto empresas de fora chega, investem, abocanham contratos milionários e depois vão embora com os bolsos cheios.

A construção das rodovias Transamazônica e BR-163 avançam, enquanto a população ainda está cética. Mais uma vez, empresários da região que possuem capital para investir aguardam mais um pouco, enquanto empreendedores de outras regiões estão adquirindo áreas, montando postos de combustíveis, enfim, serão eles a aproveitarem melhor as oportunidades criadas. Por não acreditar, muitos deixam de investir e acabam perdendo grandes oportunidades.

Estamos calejados de tantas promessas não cumpridas de sucessivos governos, mas temos que reconhecer que existe algo de diferente. O governo brasileiro tomou  a sábia decisão de tirar do papel algumas obras de infraestrutura fundamentais para o crescimento econômico do País. Até porque se não fizerem isso agora, teremos um gargalo gigantesco lá na frente e um apagão elétrico. Agora não tem mais jeito: ou faz ou faz.

Todos estes projetos listados aqui vão se transformar em realidade. Pena que demorou tanto. Pena que muitos já não acreditam mais. O ceticismo impede as pessoas de enxergarem plenamente as oportunidades que estão sendo criadas, dificultando assim o melhor aproveitamento dos investimentos feitos e reduzindo o efeito socioeconômico destas grandes obras. Falta acreditar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim

@ 2014 - Todos os Direitos Reservados a VioNorte Comunicação Ltda - Desenvolvimento: