Paulo Leandro Leal
Na nova onda da globalização, uma palavra vem adquirindo cada vez mais importância e, ao mesmo tempo, cada vez mais incompreensão: sustentabilidade. Diante da pressão de grupos organizados e da sociedade por mais cuidados com o meio ambiente, a sustentabilidade vem adquirindo um sentido cada vez mais ecológico, quando na verdade traduz um conjunto muito maior de valores, alicerçados basicamente sobre três pilares: economia, sociedade e meio ambiente.
No mundo dos negócios, a sustentabilidade também vem adquirindo grande importância e os chamados negócios sustentáveis são a bola da vez. Mas o que vem a ser um negócio sustentável? A sustentabilidade basicamente significa garantir melhor qualidade de vida ao ser humano considerando os pilares enumerados, ou seja, trata-se de sobrevivência econômica, função social e redução de impactos ambientais ou maiores ganhos ecológicos.
Para que um negócio ou empresa seja sustentável é necessário então que tenha economicidade, ou seja, é preciso que dê lucro. Se uma empresa não dá lucro, está fadada à falência, não tem sustentabilidade. Do mesmo modo, um negócio precisa ter uma função social, ou, indo mais além, é preciso ter cuidado com a questão social. A responsabilidade social está inclusa neste pilar, onde também se enumera a distribuição melhor da renda, ou dos lucros.
Por fim, um negócio ou empresa não pode ser sustentável se descuidar da parte ambiental, seja nas suas ações diárias ou com investimentos em projetos de preservação. Desde o uso racional de papel até a destinação de recursos para a manutenção de grandes parques ou para projetos de salvação de espécies em extinção. Tudo isso se inclui na responsabilidade ambiental de um negócio. Mas o principal objetivo é garantir que os recursos naturais não sejam exauridos, para que possam ser usados pelas próximas gerações.
Ultimamente as empresas vêm investindo cada vez mais em publicidade que apela à sustentabilidade, mas quase sempre associando o termo somente à questão ambiental. Entretanto, muitas dessas empresas investem mais recursos em publicidade do que em ações verdadeiramente efetivas, seja no cuidado com o meio ambiente ou com a questão social. Ou seja, são empresas que visam mais o lucro e por isso não são sustentáveis.
A nossa região, devido à sua complexidade ambiental e a riqueza de recursos naturais, é propícia ao desenvolvimento de negócios sustentáveis, em diversas áreas. Seja no ramo imobiliário, no industrial ou no de turismo, são muitas as oportunidades de criação de novos negócios que coloquem em prática o tripé da sustentabilidade. Para tanto, é necessário muito trabalho sério e abertura a novas idéias para uma gestão moderna e inovadora.
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