ÚLTIMAS

10 de mai. de 2012

Rede capacita comunitários a serem agentes de comunicação em Juruti

Na direção do conceito de “aldeia global”, onde todos estão conectados em uma grande rede de comunicação que elimina fronteiras e une pessoas, em Juruti comunitários de diferentes regiões do município estão sendo capacitados para desenvolver ferramentas e ações de comunicação. O objetivo é a integração entre as comunidades rurais e delas com a área urbana promovendo a troca de experiências e a disseminação dos conhecimentos tradicionais e das notícias locais.

As comunidades são beneficiadas pelo Programa de Comunicação Comunitária desenvolvido pela empresa de consultoria Magnética Vitae em parceria com o Conselho Juruti Sustentável e, a Colônia de Pescadores Z-42. As atividades integram o programa de Comunicação Social implementado pela Alcoa como parte dos Planos de Controle Ambiental da Mina de Bauxita de Juruti. “A Rede Juruti de Comunicação Comunitária (RJCC) tem a função de ressoar entre as comunidades, promovendo o reconhecimento de seus valores”, diz Magnólio de Oliveira, coordenador pedagógico da Magnética Vitae.

Para isso, são realizadas oficinas sobre técnicas básicas de produção jornalística junto às lideranças e aos comunitários em geral, especialmente a juventude. Como resultado, as cerca de 20 comunidades que participam da Rede já desenvolveram quatro edições de um informativo impresso, vídeos e blogs. Além disso, em breve também serão divulgados spots de rádio sobre temas importantes para os moradores das localidades. Um laboratório multimídia foi montado na sede da Colônia de Pescadores Z-42 para dar suporte às atividades e cinco pólos comunitários reúnem as atividades.

Periodicamente, são realizados encontros intercomunitários, nos quais os participantes podem trocar experiências e apresentar os resultados obtidos com as oficinas. “Nestes encontros, conseguimos fortalecer um pouco mais a comunicação entre as comunidades”, explica Magnólio. “Além disso, mais pessoas estão se aproximando da Rede e se interessando pelo trabalho. Isso é importante, pois a rede trabalha sempre a formação de novas lideranças, para que elas estejam preparadas para acompanhar as mudanças”, avalia.

Segundo Juana Galvão, Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, o programa de Comunicação Comunitária visa estimular e oportunizar o intercâmbio entre as comunidades. “Juruti conta com cerca de 200 comunidades rurais distribuídas numa extensão de mais de oito mil quilômetros quadrados. Uma população informada é fundamental para qualquer processo democrático. Por isso, incentivamos o programa de comunicação comunitária”, afirma.

Expressão – “Eu participei lá na comunidade do Santo Hilário de uma oficina. A gente fez um programa de rádio, montou, entrevistou as pessoas de lá, como se nós fôssemos locutores. Isso pra gente é um futuro, uma coisa muito importante na vida de cada jovem da nossa região, tanto de Juruti quanto de outras comunidades”, conta Luiz Almeida Pereira, morador da comunidade São Raimundo do Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim

@ 2014 - Todos os Direitos Reservados a VioNorte Comunicação Ltda - Desenvolvimento: