ÚLTIMAS

3 de mai. de 2012

Novo shopping em Santarém: o que não sabemos?

Vendo o início da construção de um shopping center  em Santarém de porte médio, fico a pensar, cá com os meus botões: será que a cidade comporta um investimento desse porte?

Não é nenhum segredo que a economia santarena atravessa uma fase difícil. Grandes empresas instaladas no município operam com prejuízo ou margens apertadíssimas. A renda média é baixíssima. O poder de compra da população, idem.

Para completar, existe uma forte questão cultural que afasta os moradores de centros de compras como este. Eles preferem as lojas instaladas no centro comercial, especialmente as pessoas do interior do dos bairros periféricos. E ainda tem o fato de que o novo shopping fica distante do Centro.

É óbvio que a empresa empreendedora deve ter feito uma pesquisa de mercado e elaborado o seu plano de negócio, mas acredito eu que qualquer pesquisa com os dados que dispomos hoje apontaria a inviabilidade do empreendimento. Ficamos, então, nas perspectivas futuras, ou seja, em ações, projetos ou investimentos que podem alterar a dinâmica da economia local.

Bem próximo ao novo shopping está sendo construído um bairro do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Entretanto, os futuros moradores serão famílias de baixa renda, que consomem pouco e não são consideradas como clientes preferenciais de shopping Center.

Há ainda um grande loteamento que será instalado próximo ao novo shopping pela empresa Buritis Empreendimentos. O projeto prevê a urbanização de uma grande área, com cerca de 12 mil lotes. A formação de um novo bairro, entretanto, não é garantia de que o empreendimento terá sustentabilidade econômica.

Fica então a pergunta: Será que os donos do novo shopping sabem de algo que não sabemos? Será que existe algum grande empreendimento ou projeto previsto para Santarém com capacidade de dar um novo e definitivo empurrão na economia local? Se sim, o que será? 

Considerando que o grupo empresarial dono do shopping é do Maranhão e tem fortes relações com uma das oligarquias políticas do Brasil, é de se esperar que saibam de algo que escapa à sociedade local neste momento. 

De todo modo, resta-nos torcer para que o empreendimento se consolide e possa contribuir com o desenvolvimento de Santarém, que merece sair do marasmo econômico em que se encontra há quase uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim

@ 2014 - Todos os Direitos Reservados a VioNorte Comunicação Ltda - Desenvolvimento: