ÚLTIMAS

14 de mai. de 2014

Usinas do Tapajós: segundo seminário é marcado para 20 de maio

O Grupo de Estudos Tapajós, coordenado pela Eletrobras marcou para o dia 20 de maio, em Itaituba, o segundo seminário técnico de apresentação do Sumário da Avaliação Ambiental Integrada (AAI). Segundo o grupo, o objetivo é ampliar o debate e refinar as contribuições das comunidades da bacia do rio Tapajós.

A decisão ocorreu em comum acordo com os cerca de 200 participantes do primeiro seminário técnico, que ocorreu no último dia 6 de maio, na mesma cidade, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA). “O interesse despertado pelos estudos é grande, então propomos continuar com este rico debate para recolher todas as contribuições possíveis”, explicou o superintendente de Geração da Eletrobras, Sidney Lago, que representou o Grupo de Estudos Tapajós.

Participaram do encontro os prefeitos de Itaituba, Eliene Nunes, de Jacareacanga, Rauliem Queiroz, e de Trairão, Danilo Miranda, além de vereadores e secretários municipais dos seis municípios do Consórcio Tapajós (Itaituba, Jacareacanga, Trairão, Novo Progresso, Aveiro e Rurópolis), organizações da sociedade civil, professores, estudantes de escolas técnicas e universidades, organizações não governamentais e movimentos sociais como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

“Toda a nossa região tem interesse em participar diretamente deste momento de debates. Nós queremos hidrelétricas sim, mas com desenvolvimento sustentável do Tapajós”, destacou a prefeita Eliene Nunes.

A apresentação foi feita por representantes da empresa Ecology Brasil, contratada pelo grupo para realizar a AAI. Antes da apresentação, Sidney Lago explicou as fases de um processo de licenciamento ambiental de hidrelétricas e esclareceu que a AAI é uma etapa de complementação ao inventário e anterior ao licenciamento.

“Quando fizemos o inventário, a AAI não era requisitada. Ao começarmos o licenciamento de São Luiz do Tapajós, resolvemos complementar os estudos com esse importante instrumento de planejamento multissetorial”, explicou Sidney.

Após as apresentações, os participantes puderam fazer considerações, tirar dúvidas e entregar contribuições para aprimorar o documento. Há também um endereço de e-mail disponível para o recebimento dessas contribuições até o dia 6 de junho: gg@eletrobras.com.

Crédito: Brasil Águas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim

@ 2014 - Todos os Direitos Reservados a VioNorte Comunicação Ltda - Desenvolvimento: