O aumento do salário mínimo em R$ 77 reais neste ano gera impactos no campo econômico e político. Na economia, mais dinheiro no bolso do trabalhador significa mais consumo e o aumento pode impulsionar o crescimento do PIB. Por outro lado, gera pressão inflacionária. Na política, o maior impacto é nas prefeituras, especialmente nas pequenas cidades, onde o novo valor do mínimo pode influenciar no resultado as eleições.
Boa parte dos municípios brasileiros vive basicamente de transferências constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPB) e FUNDEB. Nas cidades menores, onde praticamente não existe arrecadação própria, os prefeitos terão uma enorme dificuldade para incluir o aumento do mínimo no orçamento. Quase sempre estas prefeituras já vivem com o orçamento estourado, por má gestão dos recursos públicos e falta de preparo dos prefeitos e secretários.
Muitos prefeitos já avisaram que terão dificuldades de pagar o novo salário mínimo. Se hoje em boa parte dos municípios já não sobra recursos para investimentos, com o aumento do mínimo, vai sobrar menos ainda. Investimentos significam obras, e obras se traduzem, na maioria das vezes, em votos. É ai que o valor do novo mínimo pode influenciar nas eleições municipais deste ano, tirando a chance de reeleição de muitos prefeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim