ÚLTIMAS

16 de abr. de 2013

Nos negócios e na vida, pense grande.

Paulo Leandro Leal

O bilionário americano Donald Trump disse uma vez: mire nas estrelas e acerte ao menos na Lua. Aliás, o título deste artigo remete a um dos livros escritos pelo magnata das incorporações imobiliárias. Pensar grande pode ser um exercício interessante e tem sido uma característica inerente às pessoas bem sucedidas nas mais diversas áreas. Se vamos sonhar, porque não sonhar alto? Se vamos pensar, porque não pensar grande? Ou porque não pensar bem grande?

Por mais simplista que parece esta filosofia, pensar grande não é fácil. Desde pequenos, somos “ensinados” que pensar grande é coisa de sonhadores. Não é difícil imaginar que personalidades como Jesus Cristo, Isaac Newton, Cristóvão Colombo, George Washington, Adam Smith, Thomas Edison e tantos outros tenham sido tachados de sonhadores. E no entanto, realizaram feitos memoráveis, realmente muito grandes.

A boa notícia é que podemos anular a regra de que devemos pensar pequeno e sermos humildes na hora de sonharmos. Podemos adotar um novo padrão mental de pensar grande, obtendo todos os benefícios que esta atitude pode proporcionar na vida das pessoas. E podemos aplicar esta filosofia de vida no nosso cotidiano, pensando grande em todas as áreas da vida: nos negócios, emprego, relacionamentos, religião, saúde, etc.

Porque querer ser um pequeno empresário, se posso querer ser grande? Porque querer ser um amigo mais ou menos, se posso querer ser um grande amigo? Porque querer ser um cristão meia boca, se posso querer ser um grande cristão? Porque querer ser um pai medíocre, se posso querer ser um grande pai? Porque querer ser um profissional insignificante, se posso querer ser o funcionário do ano? Porque querer ser um médico ruim, se posso querer ser o melhor médico do mundo? A lista é infindável.

O segredo de pensar grande é que isso pode melhorar a sua vida. É certo que entre o querer e o poder, entre o querer e o ser, existe ainda um longo percurso. Mas não existe o ser sem o querer. Querer é um princípio básico que inicia tudo. Acreditar é um segundo princípio, que dá continuidade ao processo, levando a pessoa a buscar na vida concreta meios de transformar o sonho em realidade. Por isso pensar grande é crucial para quem deseja fazer algo realmente importante e não apenas passar pela vida aceitando as circunstâncias e contando somente com a sorte.

Comece a pensar grande e vai perceber que coisas maravilhosas começarão a acontecer na sua vida. Afinal, disse Deus: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão”. Salmos 2.8. O que foi mesmo que você pediu a Deus na sua última oração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua mensagem para mim

@ 2014 - Todos os Direitos Reservados a VioNorte Comunicação Ltda - Desenvolvimento: